Parte 1   |   Parte 2   |  Parte 3   |   Parte 4  |   Parte 5   |  Parte 6

Parte 1

Transformando a Fé em Realidade na Terra

Tiago 1.1–27

O que o reformador Martinho Lutero considerou ser uma “epístola de palha” (referindo-se a algo sem substância) é, na realidade, uma das epístolas mais desafiadoras do Novo Testamento.

O meio-irmão de Jesus, o apóstolo Tiago, não segura nenhum golpe quando desafia o crente do Novo Testamento a praticar o que diz. Tiago escreve de forma extremamente realista. E aqui está o motivo: enquanto muitas epístolas do Novo Testamento apresentam no que devemos crer, Tiago declara como devemos nos comportar.

Nesta minissérie de seis mensagens, Stephen Davey expõe as verdades encontradas em Tiago 1 e nos apresenta a um tema poderoso da carta: precisamos transformar nossa fé em realidade aqui na terra!

Parte 2

A Lei do Amor

Tiago 2.1–13

Será que o crente corre o perigo de pisar nas armadilhas do racismo, classismo e culturalismo? Em sua abordagem transparente sobre a discriminação no corpo de Cristo, o apóstolo Tiago desafia o crente a deixar de lado todo e qualquer sentimento de parcialidade–isto é, parar de rotular as pessoas com base em posição social, marcas, empregos, salários e cor de pele. Sinceramente, o mundo opera segundo esses valores. Contudo, até onde Tiago sabe, nada disso deve fazer parte da igreja, nem do coração do crente.

 

Parte 3

Fé que Trabalha

Tiago 2.14–26

Deus nunca projetou o Cristianismo para ficar confiado a quatro paredes. Ele foi projetado para o lado de fora–para ser transmitido ao mundo por meio de nosso andar. Poderíamos resumir o aspecto prático do Cristianismo da seguinte maneira: “Simplesmente, faça!” Em outras palavras, se você encara o Cristianismo com seriedade, então estará disposto a suar a camisa. 

Infelizmente, para muitos crentes a fé se parece mais com uma bicicleta ergométrica que fica lá dentro do quarto–parada, esquecida e coberta com poeira. Mas o apóstolo Tiago, nosso personal trainer na fé, está pronto para limpar a poeira e nos fazer suar ao levarmos o Cristianismo para o lado de fora.

Nesta minissérie de quatro mensagens em Tiago 2.14–26, Stephen Davey expõe essa passagem das Escrituras que tem sido objeto de bastante discussão. Ao fazê-lo, ele esclarece a suposta contradição entre Tiago e Paulo na questão da fé e das obras no contexto da salvação. “Palavras e Obras” (Tiago 2.14–20), “Mais do que Um Lema” (Tiago 2.19–20), “No Tribunal da Opinião Pública” (Tiago 2.21–24) e “Santos Surpreendentes” (Tiago 2.25–26) são as quatro mensagens nesta minissérie.

Parte 4

Terapia da Fala para Santos

Tiago 3.1–12

Você sabia que uma pessoa fala, em média, entre duas mil e dez mil palavras por dia?! Isso significa que temos milhares de oportunidades diariamente para ou encorajar ou desencorajar outros; para ou desonrar ou honrar a Deus. E Jesus Cristo afirmou em Mateus 12.34 que cada palavra que proferimos revela um pouquinho mais do que somos internamente.

Nesta minissérie intitulada “Terapia da Fala para Santos,” o Pastor Stephen Davey mergulha no que é, provavelmente, o tratado mais severo na Bíblia sobre o uso da língua, o capítulo 3 de Tiago, para darmos uma olhada cuidadosa em nossos corações através da janela de nossa boca. São três mensagens: “Língua Descontrolada” (Tiago 3.1–5), “Uma Fagulha Já É O Suficiente” (Tiago 3.5–8) e “Dupla Personalidade” (Tiago 3.9–12).

Parte 5

Uma Palavra aos Sábios

Tiago 3.13–18

Quando oramos a Deus pedindo por sabedoria, o que, exatamente, pedimos? O que esperamos receber? Uma resposta? Uma compulsão interior para fazer ou não fazer alguma coisa? Quem sabe um sinal do céu?

Na minissérie “Uma Palavra aos Sábios,” o Dr. Stephen Davey nos ajuda a lembrar a partir de Tiago 3 o que é, de fato, a sabedoria celestial. Contrário à opinião popular, a sabedoria verdadeira não é uma questão da mente, mas do coração. Acompanhe abaixo as mensagens “Uma Vida de Aprendizado” (Tiago 3.13–16), “Castelos de Areia” (Tiago 3.14–16) e “O Caminho da Sabedoria” (Tiago 3.17–18).

Parte 3

Satisfeito!

Tiago 4.1–5.6

Você está satisfeito com sua vida hoje? Se não, por quê? Do que mais você acha que precisa? Talvez mais um pouquinho de dinheiro em sua conta, filhos mais obedientes ou um patrão menos exigente.

Neste estudo, o Pastor Stephen Davey mergulha nos capítulos finais de Tiago e chama nossa atenção para a seguinte verdade: o único obstáculo à nossa satisfação e contentamento somos nós mesmos. Contentamento não vem daquilo que temos no exterior, mas daquilo que temos no interior. Ouça abaixo as mensagens “Correndo atrás do Vento” (Tiago 4.1–3), “Escolhendo Inimigos, Fazendo Amigos” (Tiago 4.4–6), “Reavivando os Santos” (Tiago 4.7–10), “O Perigo de Brincar de Deus” (Tiago 4.11–12), “Vida Passageira” (Tiago 4.13–17) e “Quando O Dinheiro Fala” (Tiago 5.1–6).

 

Parte 6

Perseverança

Tiago 5.7–20

Ao nos aproximar da conclusão da epístola de Tiago, uma palavra resume bem os ensinamentos finais: perseverança. Como correr uma corrida quando não se pode controlar o cronômetro ou encontrar um atalho? O que fazer quando os eventos não se encaixam com os planos para a vida e parece haver mais problemas do que soluções?

Nesta minissérie de sete mensagens, Stephen Davey revela verdades práticas nas últimas palavras de Tiago–verdades que produzem perseverança para o resto da vida!