Parte 1
Deixa O Meu Povo Ir!
Êxodo 1.1–18.27
Os descendentes de Abraão e recipientes das alianças de Deus desfrutaram de grande bonança no Egito nos dias de José. O cenário muda drasticamente, todavia, quando outro rei assume o controle da nação. Os israelitas vão de hóspedes a escravos.
Em meio a circunstâncias profundamente adversas, Deus levanta um líder para libertar a nação da opressão egípcia. Após oitenta anos de treinamento, Deus usa poderosamente Moisés, um homem com tremendas limitações, porém que executa a vontade do Senhor para a glória de Deus. Moisés nos lembra de que Deus pode usar até mesmo cada um de nós quando nos entregamos totalmente à sua vontade.
Parte 2
Os Dez Mandamentos
Êxodo 19.1–34.35
Dez leis simples formam o alicerce de diversas nações ao redor do planeta. Escritas mais de quatro mil anos atrás, elas ainda são objeto de discussão ferrenha. Apesar de especialistas contestarem seu papel no governo da modernidade, uma coisa é impossível de se negar: elas foram escritas para serem obedecidas.
Mas será que os Dez Mandamentos precisam ser obedecidos pelo crente do Novo Testamento? Jesus, porventura, não os anulou quando pronunciou apenas dois mandamentos? Essas e outras perguntas são respondidas nas mensagens a seguir, as quais examinam a promulgação dos Dez Mandamentos a Moisés e esclarecem seu papel na Nova Aliança.
Parte 2
A Tenda de Deus
Êxodo 35.1–40.38
Assim como os israelitas habitaram em tendas no decorrer de sua peregrinação no deserto em direção à Terra Prometida, Deus também habitou numa tenda. O Tabernáculo era muito mais do que uma tenda contendo utensílios e móveis luxuosos e onde rituais eram observados. O Tabernáculo foi a Tenda de Deus–o próprio Yahweh morando no meio do seu povo.
Que maravilha entender com esse pano de fundo histórico a vida e obra de Jesus Cristo, o Emanuel, o Deus Conosco que veio e tabernaculou entre nós.