Publicado em 12 de agosto de 2019
Devocionais Sabedoria
Graça Sem Medida
E [Jonas] orou ao SENHORe disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
(Jonas 4.2)
Um aluno de uma universidade evangélica aprendeu uma lição inesquecível em uma matéria que pagou. No primeiro semestre de 2002, ele saiu mais cedo do trabalho planejando passar um tempo estudando sem interrupções em preparação para uma prova. Quando entrou na sala, viu vários outros alunos frenéticos, dando uma última estudada antes da avaliação. O professor, o Dr. Huffy, chegou mais cedo e disse que faria uma rápida revisão. Todos ficaram aliviados com isso!
Depois que concluiu aquela revisão e distribuiu as provas aos alunos, o professor disse: “Podem começar”. Em alguns, essas palavras suscitaram medo; em outros, alívio de finalmente poderem terminar aquilo. Mas quando leram a prova, todos ficaram espantados diante do que viram: o professor já havia inserido todas as respostas—à mão! No final da última página, o Dr. Huffy tinha escrito a seguinte observação:
Este é o final da prova. Todas as respostas estão corretas. Sua nota será 10. O motivo por que você foi aprovado é que o criador da prova passou nela em seu lugar. Todo o esforço que você empregou para se preparar, embora tenha sido uma excelente forma de se disciplinar nos estudos, não o ajudou para que conseguisse esta nota perfeita.
Em seguida, o Dr. Huffy disse o seguinte à turma: “Algumas lições aprendemos por meio de aulas, já outras por meio de pesquisa; porém certas lições aprendemos com a experiência—e vocês jamais se esquecerão desta. Querida turma, vocês acabaram de experimentar na prática o que é a graça.”
Quando li esse relato, fiquei imaginando como essa lição do Dr. Duffy deve ter impactado os alunos de diferentes maneiras. É possível que alguns tenham ficado chateados—aqueles melhores alunos que tinham passado horas se preparando, motivados pela ambição de tirar a nota mais alta. Para o seu desgosto, eles receberam a mesma nota que todos os demais, apesar de os outros não terem estudado tanto.
Será que existem momentos em que você, assim como um aluno inteligente ou um profeta poderoso, lamenta o fato de Deus proclamar a oferta da graça para alguém que acredita não a merecer tanto quanto você, quem sabe alguém que não trabalha, serve, ora ou estuda com a mesma diligência?
O Dr. Duffy ilustrou para a sua turma o que é a graça de Deus. Quando o assunto é a salvação, a graça de Deus está disponível a todos. Ninguém a merece; por isso se chama graça. Graça é bondade oferecida aos que não a merecem. Graça é amor cedido aos odiosos e um relacionamento estendido aos indignos. A graça transforma uma nota baixa numa nota perfeita. Só não se esqueça de que essa nota perfeita não é obtida por sua própria mão, mas pela mão de Deus na Pessoa de Jesus Cristo.
Por causa do sacrifício de Cristo na cruz, alunos nota 4 e alunos nota 10, cidadãos exemplares e cidadãos criminosos, israelitas e ninivitas recebem a mesma nota e são inseridos numa comunidade composta de pecadores redimidos—pecadores salvos pela graça de Deus!
Regozije-se na graça de Deus e estenda graça àqueles ao seu redor.
Esses são os frutos dos verdadeiros recipientes da graça.