Publicado em 19 de julho de 2019

Devocionais Sabedoria

ABRA a PORTA!

46Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos
(Atos 2.46–47)

Muitas igrejas grandes ao redor do mundo pregam um falso evangelho e enganam a si mesmas pensando que são a expressão atual de Atos 2.46–27. Semelhantemente, existem organizações missionárias e igrejas cristocêntricas que permanecem relativamente anônimas, apesar de amarem Cristo e continuarem fieis à sua Palavra. Talvez você seja parte de uma dessas.

Não existe garantia bíblica alguma de que toda igreja piedosa explodirá em tamanho como foi o caso com a igreja primitiva de Atos 2. Na realidade, quando enfatizamos demais a expansão da igreja primitiva, acabamos ignorando seu exemplo enfático. Observe bem a qualidade desses crentes de Atos 2.46–47. Eles:

  • partiam pão de casa em casa;
  • nutriam sinceridade em seus corações;
  • viviam com uma atitude de louvor a Deus; e
  • contavam com a simpatia da comunidade.

Será que você utilizaria essas expressões para descrever sua igreja local?

Esses crentes compartilhavam refeições de casa em casa, o que sugere que todos adotaram a política da porta aberta. Os crentes não eram reclusos ou insociáveis. Eles eram hospitaleiros, não somente em seus atos, mas também na sinceridade do coração.

Será que o Espírito de Deus alguma vez moveu seu coração a convidar um casal mais jovem para jantar ou um crente que tem passado por problemas para tomar um cafezinho em sua casa? Se sim, sabe que aquele tempo foi repleto de alegria. Porventura, você alguma vez abriu seu lar para um missionário ou alguém carente de abrigo? Sem dúvidas, foi um ministério marcado por alegria.

Esses crentes de Atos 2.46–47 compartilharam do sabor do céu aqui na terra, não porque a comida era saborosa, mas porque a comunhão era genuína. Era de se esperar que mais e mais indivíduos continuariam chegando de outras regiões para investigar esse novo organismo chamado igreja.

Sinceramente, existem sorrisos falsos demais e muitos “ois” superficiais dentro da igreja hoje em dia. Nós nos tornamos extremamente habilidosos na arte de evitar: nos preocupamos com os irmãos por alguns minutos aos domingos e os evitamos completamente no decorrer da semana.

Então, hoje, com um coração sincero, espero que você considere o seguinte: quem eu posso alcançar em minha assembleia local? Quais dons e bens materiais Deus me deu que agora posso utilizar como veículos da alegria do Senhor a outras pessoas? Use-os!

Abra suas portas.
Coloque um pão no forno.
Esteja disponível.
Seja sincero.

Meu querido, seja um adorador por meio da hospitalidade! Essa é a aplicação de Atos 2.46–47.

Você pode até não iniciar um reavivamento da noite para o dia, mas não fique surpreso se Deus enviar um!

 
Este devocional pertence a Stephen Davey. Todos os direitos reservados.